segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

III Mostra EMI - Colégio Estadual Pedro II (Petrópolis)

Participação do NUTED na III Mostra EMI - Colégio Estadual Pedro II (Petrópolis)




11/12/12
EPSJV participa de mostra audiovisual do Colégio Estadual Pedro II

Profissionais do Núcleo de Tecnologias Educacionais (Nuted) da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) participaram no início deste mês da III Mostra Audiovisual do Ensino Médio Integrado do Colégio Pedro II, em Petrópolis (RJ). O evento, que é realizado em parceria com o Museu Imperial e o Palácio Rio Negro, aconteceu de 3 a 5 de dezembro e contou com oficinas, debates, mesas-redondas, exibição de filmes produzidos por alunos e outras atividades culturais. A mostra também teve como objetivo discutir as políticas públicas direcionadas para a arte e o audiovisual em Petrópolis.

O Nuted foi convidado pela coordenação do evento para ministrar duas oficinas sobre documentários, além de participar da mesa de avaliação dos projetos autorais desenvolvidos pelos alunos do Colégio Pedro II. Nas oficinas, foram discutidas questões relativas à produção de documentários, assim como uma problemática na relação entre o real e o fictício, tendo como produto final um documentário da mostra realizada pelo Colégio Pedro II.

O convite para a participação da EPSJV surgiu a partir da experiência do Nuted com a Mostra Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio, que neste ano teve sua segunda edição. O evento da EPSJV tem a participação de alunos das escolas públicas que exibem suas produções e participam de debates

Fonte: http://www.epsjv.fiocruz.br/index.php?Area=NoticiaInterna&Num=257





Oficina de Documentário























MESA: “A REALIDADE E A FICÇÃO NO AUDIOVISUAL”

Exibição do curta “Áurea”. Mesa-redonda com Zeca Ferreira e Tathiana Treuffar
Mediação: Elaine Mayworm





"Na última semana fui convidado a exibir um curta meu ("Áurea") em uma mostra realizada por uma escola estadual, com habilitação técnica em audiovisual, em Petrópolis. Auditório lotado, público jovem, interessado, interessante, disparando perguntas claras e objetivas. Assisti no mesmo dia a parte da produção do ano letivo, realizada, me disseram, com uma câmera e editada em computadores dos próprios alunos, uma vez que a única máquina da escola estava já defasada. Aí me lembrei de um telefonema que recebi da secretaria de cultura do mesmo Estado, há mais ou menos um ano atrás, pedindo sugestões para os próximos editais, uma vez que aquele filme fôra financiado através um edital deles. Me lembro que no dia, assim de sopetão, falei da importância de o filme circular, ser exibido, etc. Mas, nessa escola, fiquei pensando na importância dessa contrapartida concreta. Levar os filmes financiados pelo estado a esse tipo de espaço, levar os realizadores para discutir, trocar experiências." 


por Zeca Ferreira 10/12/2012





PERSPECTIVAS PARA A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL JUVENIL


Painel  com convidados sobre as perspectivas para a  formação e a produção audiovisual de jovens 

Convidados:  Felícia Krumholz/Festival do Rio  BR/CinemaNosso e  Gregório Galvão/Mostra Audiovisual EPSJV/Fiocruz. Mediação: Regina Bortolini 










A PRODUÇÃO DO EMI EM DEBATE 

Composição  da mesa de jurados e breve depoimento sobre suas experiências.
Convidados: Aurélio de La Peña, Bárbara Cleffs, Claudio Partes, Felicia Krumholz, Fred Justen, Gregorio Galvão





Colégio Estadual Pedro II: http://www.cedompedroii.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário